segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Paulo, o Falso Apóstolo

Sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos. - Apocalipse 2, 2

Os Apóstolos são os discípulos mais famosos de Jesus. Há uma certa controvérsia à volta dos seus nomes, mas aceita-se geralmente que eram Pedro, João, Tiago (Maior), Tomé, Simão, André, Filipe, Tiago (Menor), Mateus, Bartolomeu, Judas Tadeu e Judas Iscariote. Isto de serem doze é bastante significativo. Doze tribos de Israel, um Apóstolo para cada uma. O próprio Jesus falava de doze tronos no Céu, um para cada Apóstolo que ele escolheu.

Quando Jesus morreu e Judas se suicidou, os Apóstolos viram-se numa situação delicada: sem Mestre e sem um dos Doze. Percebiam que o número doze era importante, por isso trataram de escolher um substituto para Judas, impondo um critério de selecção: o escolhido devia ter seguido Jesus desde o dia do seu baptismo até à sua morte (Actos 1, 21-22). Nomearam então dois homens: José, chamado Barsabás, o Justo e Matias. A decisão final foi deixada ao Espírito Santo: tiraram à sorte e a sorte coube a Matias. Matias é portanto, décimo-segundo Apóstolo que veio substituir Judas Iscariote.

E que é feito de Paulo, "o maior de todos os Apóstolos"? Pois é. A História dos Apóstolos de Jesus não tem espaço para ele. Se deixarmos de lado as presuposições e analisarmos os factos, torna-se quase impossível entender como é que ainda hoje se junta Apóstolo e Paulo. Ou Santo e Paulo.

Apesar de não ter sido nomeado por Jesus, nem cumprir os requisitos posteriormente impostos por Pedro, Paulo apresentava-se sempre como sendo um Apóstolo. É pertinente recordar aqui algo que Jesus disse: "Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro." (João 5, 31) E na verdade, para além de Paulo há apenas uma outra pessoa que lhe atribui o título de Apóstolo: Lucas, autor de Actos dos Apóstolos. Mas Lucas era um discípulo de Paulo, logo não é surpresa que trate o seu professor pelo título que este prefere.

Paulo era um homem inteligente. Sabia que os argumentos de autoridade contam, e por isso acompanha sempre a sua apresentação pela autoridade de Deus (algo do estilo "apóstolo não pelos homens mas por Jesus Cristo"). Se "Deus" lhe deu uma missão através de uma visão (uma visão bastante questionável, por sinal, já que nem o próprio Paulo a relata de maneira coerente) quem o pode desafiar? Mas ao contrário da visão, que só Paulo teve, as palavras de Jesus foram ouvidas por muita gente. Todos os que o ouviam sabiam quem eram os Doze Apóstolos.

Paulo chega mesmo a utilizar Escrituras, aplicando antigas profecias a ele próprio, nomeadamente Isaías 49, 6: "também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." (Actos 13, 47-49) O problema com esta profecia é que se aplicava apenas a Isaías. Não a Paulo.

Portanto, até agora Paulo tem uma questionável missão "divina" e uma falsa profecia. Que mais? Ah, sim. O grande ego e a auto-adoração. Paulo achava-se, de facto, superior aos outros Apóstolos (os verdadeiros). Chega mesmo a dizer que "trabalhou muito mais do que eles" (1 Coríntios 15, 10), e fala de Tiago, Pedro e João dizendo que "pareciam ser as colunas", mas que a ele nada lhe acrescentam (Gálatas 2, 6-9). Não há em todo o Novo Testamento nenhum autor que use a palavra "eu" com tanta frequência como Paulo.

Mas a derradeira prova da falsidade deste "Apóstolo" vem de João, ou melhor de Jesus através de João. João escreveu o Apocalipse. A data exacta não se sabe, mas é bastante provável que tenha sido escrito durante a "missão" de Paulo. Se Paulo era de facto um grande Apóstolo, não há nenhuma palavra sobre a sua grandeza nesta Revelação. Há contudo, uma referência ao seu trabalho.

Logo no primeiro capítulo a aparição de Jesus diz a João que escreva o que vê num livro e o envie às sete igrejas na Ásia. Prossegue então com uma mensagem para cada uma das Igrejas. A mais relevante para o caso é a primeira, para a de Éfeso. Diz o seguinte:

"Conheço as tuas obras, o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. [...] Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 2, 2-7)

Tem-se conhecimento apenas de uma pessoa que se dirigiu à Igreja de Éfeso dizendo ser Apóstolo:

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus" (Efésios 1, 1)

Como se isto não bastasse, existe também este pequeno desabafo de Paulo ao seu amigo Timóteo:

"Bem sabes isto, que os que estão na Asia todos se apartaram de mim." (2 Timóteo 1, 15)

E onde é Éfeso? Na Ásia.

Também Lucas fala sobre a dificuldade de aceitação que Paulo encontrou em Éfeso. No capítulo 19 do livro dos Actos dos Apóstolos relata o sucedido. Paulo persuadiu alguns dos homens (doze, de acordo com Lucas) a deixarem o baptismo de João (convém lembrar que Jesus procurou o baptismo de João) e deu-lhes um outro baptismo "em nome de Jesus Cristo". Ensinou ali durante alguns meses, mas a maioria das pessoas rejeitaram os seus ensinamentos e falavam contra eles em público. (Actos 19, 1-9)

Então o que temos aqui? Paulo disse, "sou um Apóstolo, este é o Evangelho". A Igreja de Éfeso disse-lhe, "vai-te embora". E João, Apóstolo de Jesus, disse-lhes, "muito bem! é assim mesmo!"

Este assunto dá pano para mangas. Continuo no próximo post.

47 comentários:

mizki-do disse...

espero bem que continues. isso tem mt que se lhe diga. nunca tinha pensado nisso. é por isso que umas igrejas hoje em dia se dizem baptistas e outras retiraram o baptismo, por seguirem o evangelho da graça de paulo.

bj, go on *

Cate disse...

Continua, sim.*

Carlos Lins disse...

Após ter encontrado este blog na net, voltei aos meus estudos sobre os Essênios; fiz contato com Fernando Travi, Fundador no Brasil de a: [Igreja Essênia de Jesus Cristo].Acabo de receber um email dele [nov-2007] com 3 anexos (documentos importantes sobre os Essênios). Por uma questão de ética não vou fornecer o end. de email dele.
Por favor procurem por vcs mesmo baseados nestas informações que citei.

Carlos Lins disse...

Após ter encontrado este blog na net, voltei aos meus estudos sobre os Essênios; fiz contato com Fernando Travi, Fundador no Brasil de a: [Igreja Essênia de Jesus Cristo].Acabo de receber um email dele [nov-2007] com 3 anexos (documentos importantes sobre os Essênios). Por uma questão de ética não vou fornecer o end. de email dele.
Por favor procurem por vcs mesmo baseados nestas informações que citei.

Anónimo disse...

Paulo e lucas não estiveram na mesma época em que Jesus vivia, mesmo assim foram incríveis em seus ensinamentos.Não faz sentido julgar Paulo como se fosse contra a doutrina de Jesus.Infelizmente alguns ainda não compreendem as leis naturais que nos regem e por isso julgam os textos como lhes convém.Quero lembrar que a Bíblia foi alterada, mexida e traduzida de acordo com a vontade das autoridades em vários momentos da nossa história, incluindo retirar pedaços de textos deixando-os sem pé nem cabeça;jó é um bom exemplo.
Quanto a Paulo ele entendeu Jesus muito bem e as leis naturais idem;a sexualidade não deve ser vivida para o bel prazer, faz parte do corpo animal mas para que as pessoas não ficassem "fervendo", Paulo orientava aos sequidores da doutrina que se casassem para viver uma relação sadia, em nenhum
momento diminuiu a muher.O homosexualismo, não é correto, não por mero preconceito mas por questões energéticas,polaridade(elétrica e magnética), para a natureza o que não tem função, não tem lógica;duas mulheres juntas podem gerar frutos? Não se deve usar o amor do ego como desculpa pra agredir as leis que nos formam e mantém.Uma parte divina habita em nós e essa parte não compreende contradições e são essas contradições (mentir, roubar,matar,etc..) que vão gerar doenças e atrair entidades negativas.A fé verdadeira não é ignorante nem cega.Estudem mais e fiquem em paz.

Filipa Antunes disse...

Caro Anónimo,

Pegue na sua tradução preferida da Bíblia e compare as palavras de JESUS com as palavras de Paulo. Compare-as sobretudo no que toca à questão Fé vs Obras, questão importante na doutrina.

Eu faço algumas comparações directas nos outros posts desta série "Paulo, o Falso Apóstolo", pode começar por essas, mas há inúmeras outras. Depois de fazer estas comparações directas das palavars de Jesus (não da igreja, não dos apóstolos, mas do próprio Jesus), é difícil continuar a achar que Paulo alguma vez seguiu Jesus.

Anónimo disse...

Cara Filipa,
Reli com carinho suas postagens.Por mais que sejam interessantes as comparações e vc as coloque de forma clara com eloqüência, vejo uma visão imatura
que não leva em consideração uma série de fatos. Poderia te mostrar outra interpretação se esse espaço ñ fosse apenas para comentar,caso contrário eu acabaria escrevendo um post. O prório Paulo responderia muitas da suas colocações se os textos estivessem na íntegra, Efésios 6-8,9 ; Coríntos 3-4...
Jesus sabia que Deus ñ se mete na política dos homens e Ele deu esse exemplo. Apenas um veio para modificar pois já estava no Pai, aos outros cabia apenas ensinar com a personalidade de homens que eram. Ensinar Obra a pagãos antes dos mesmos entenderem a Fé ñ é lógico: para os seres que aprendem pela verdadeira Gnose (há que vem de cima e ñ a doutrina organizada pelos homens), como era o caso de Paulo, João Batista, Lucas e outros mais, pois a Gnose natural foi a base dos verdadeiros Essênios. Jesus quebrou regras que dentro de um contexto tinha lógica. Paulo também. Jesus foi taxado de muitos adjetivos, sobrou para o Paulo também, nem todos os apóstolos concordavam o tempo todo com Jesus, por que haveriam de concordar todo o tempo uns com os outros, eram apenas homens.
Bom, sem querer causar polêmica e nem escrever um livro em defesa do gnóstico Paulo. Me despeço de seu blog e de vc que sem dúvida é uma pessoa inteligente e interessada e isso é o que importa , resto a experência ensina. Paz
Estudante.

evaloka disse...

Olá...
Questionamentos interessantes. Porém, concordo com o disse o nosso amigo anônimo a respeito da imaturidade das afirmações que foram analisadas não de um ponto de vista amplo, mas de um ponto de vista que quer achar brechas nas escrituras para oprimir tudo que o apóstolo Paulo foi e ainda representa. Paulo realmente não agia em diversas vezes como Jesus, podia sim ter uma personalidade prepotente (afinal de contas, sabemos que diferentemente dos demais apóstolos, Paulo , que chamava-se Saulo anteriormente, era fariseu antes de entregar a vida para a ministério de Cristo) e com certeza tinha mais infinitos pecados. Paulo não era Jesus! Admite que Pedro seja apóstolo verdadeiro, certo? Posso citar diversos erros de Pedro e repreensões vindas do próprio Jesus para as atitudes precipitadas de Pedro... Jesus não escolheu os homens pelas obras, mas pela graça. Deus faz grande o que não é nada, para que o homem perceba com humildade que sem Deus é impossível ser espiritualmente grande.
Outra questão são as Palavras de Jesus no verso "Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro." Se fossemos julgar pela sua interpretação diríamos que Jesus mentiu quando disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"??? Porque Ele disse sobre si próprio. Dar testemunho, não é isso, em absoluto, ok? Jesus falou sobre si mesmo e Paulo também.
A parte que vc disse que todos na Àsia abandonaram o apóstolo Paulo, como se tivessem rejeitado o ministério dele, esta lida pelas metades tbm: não se limite a ler apenas o verso 15. Leia 2Tim 1. 15-18
Nestes versos o apostolo Paulo fala Fígelo, Hermógenes e Onesíforo, fala que em outras épocas essas pessoas apoiaram o seu ministério e não “se envergonharam das suas algemas” porém no momento em que escrevia se sentia abandonado e orou por eles.
Geograficamente falando, provavelmente, todos os apóstolos passaram por Èfeso, mas na bíblia só há relatos das viagens missionárias de Paulo.
E por fim deixo um versículo em que Paulo demonstra humildade e sabedoria na busca pela iluminação suprema:

“Não que eu o tenha recebido ou ja tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da sobrenada vocação de Deus em Cristo Jesus”
Fp 3. 13-14

Anónimo disse...

Querida,um dia vc vai ouvir alguem chamar pelo teu nome..."Ei...Por que me persegues ?"..o Mestre vai te cegar..cega-la de toda tua "sabedoria" e quando enfim lhe devouver a visão..a verdadeira visão sem questinamentos.Vc precisa se desvasiar do seu eu ,para que o Eu Sou entre em vc.Neste dia vc estará tão cheia de Deus que tudo ficará secundário.Porque o emportante é a experiência e a intimidade que vc tem com Deus..o relacionamento.Quem foi ou deixou de ser Paulo não emporta ,o que emporta é que Jesus está voutando..e o Leão da tribo de juda,a Rosa de Saron o que tem a chave da morte e do inferno tem salvação para vc..Pense nisso.

Anónimo disse...

^
^
crente

Anónimo disse...

Querida Felipa: sou do Brasil.
Não consigo abrir a pág "David + Jonatas" neste teu ótimo blog (estaria corrompido?)...

A T E N Ç Ã O sobre o assunto "David&Jonatas" há um site sobre "OVNIs+ETs (por favor não tenham pre-conceito sobre o assunto) em que o personagem "Cósmico" um tal de *Marcos (no relato) é idêntico ao Jonatas. Confiram; nas está escrito nas "entre linhas" prestem atenção, pois... o site é:

www.ets-e-ovnis.com (cic em RELATO)

Anónimo disse...

bom comeco

Andrez disse...

Olá,
Essa sua teoria do falso apostolado de Paulo poe em questionamento a canonicidade do Novo Testamento. Se Paulo não é apostolo e não foi escolhido por Jesus para ser apóstolos aos gentios e revelar os mistérios "outrora oculto", seus escritos então não são inspirados e a Palavra de Deus no seu conjunto como a conhecemos hoje não é Palavra de Deus. Baseado nisso o que é Palavra de Deus nas Escrituras que temos hoje?
Outra, se Paulo não é apóstolo, porque Pedro na sua espístola faz um comentário favorarvel a Paulo, em vez de alerta a igreja para não dá atenção aos seus escritos, eu faria!
Sua tese de que João, ao escrever às ogrejas da asia está alertando a Éfeso do falso apóstolo Paulo. Na verdade, todos os especialistas dizem que o Apocalipse foi escrito nos idos de 95 d.C., ou seja 35 anos após o ministério de Paulo na Asia. Tempo suficiente para ter surgido outros homens com a prerrogativa de apóstolos e mestres.
É melhor ter cuidado com o que vc está defendendo, isso é um caso muito sério!

Anónimo disse...

VOCE ESTA CERTISSIMO, É OBVIO QUE PAULO DE TARSO É UM ENVIADO DO DEMONIO. APENAS UMA PESSOA POSSUIDA PELO DIABO CHAMARIAA LEI DE DEUS DE MALDIÇÃO, CHAMARIA O CORPO DE JESUS DE " APARENCIA DE CARNE PECAMINOSA", ENSINARIA A IGREJA A SACRIFICAR PECADORES A SATANAS, PARA "DESTRUIÇÃO DA CARNE", E CLARO, NAO "ACHARIA NADA DEMAIS" COMER COMIDA OFERECIDA A IDOLOS... O PIOR CEGO, VOCES JA SABEM QUAL É...

Anónimo disse...

ELE ATE CCONFESSA ESTAR POSSUIDO "FOI ME DADO UM ESPINHO NA CARNE,UM MENSAGEIRO (ANJO) DE SATANAS, PARA ME ATORMENTAR" 2 COR 12-7 ... SE ISSO NAO EH SER POSSESSAO DEMONIACA, EU NAO SEI MAISO QUE EH... EU DESCOBRI ISSO FAZ UM ANO... NA EPOCA UE FIQUEI EM CHOQUE, MAS QUANTO MAIS EU VERFICAVA, MAIS EU CONFIRMAVA... JESUS AVISOU: CUIDADO COM O FERMENTO DOS FARISEUS... BENJAMIM EH LOBO QUE DESPEDAÇA (GENESIS) ... TRIBO DE PAULO, E VOCES NEM QUEIRAM VER O QUE OCODIGO DA BIBLIA REVELA SOBRE PAULO DE TARSO... NAO SOU ANONIMO daniel_beyond@hotmail.com se quiserem conversar mais... acreditem, vivemos num mundo de ilusoes e mentiras, se quiserem saber ate onde vai a toca do coelho é so perguntar, abraços, daniel (Jesus voltara Ap 22.20)

Anónimo disse...

vc é um apostata, simples assim

Anónimo disse...

sexta-feira seculo-XVl antis de cristo.sexta feira 12/11/2010 de anjo para os anjos terrestres o pai nosso que estai com todos deus o arquiteto de nicro e macro. deus mandou os profetas para que si conprise a profesia até o nassinento de jejus os seres nesta epoca erão restritos as comunicasão pois ja tiãao seres contra a força divina sonente os escolhidos o filho de deus sabia que apartir do doze apostolo iria liderar as forças suprema divina terrestre e dai teria que ter os contra e os afavores entre na dimenção do aconteçimento vocé vai perguntar para o propio paulo apostolo para ele responder o que aconteceu nesta epoca . depois de ser esclaresido pergunte a ele quantas encarnacão voce teve dela ate o dias de hoje o que vocé foi o que vocé e. sen jesus nigen chegara au pai nosso que esta no todo ja fui errante tenho 04 sere de colegio hoje vocé ten a evolusão a força de todo o universo apartir de jesus e os doze apostolos lovado seja deus jesus e os irmãos do milenio deus e jesus té abençõe um anjo para outro anjo

Aloisio de Carvalho disse...

Pedro em uma de suas epístolas deu um testemunho acerca da sabedoria que Deus havia dado a Paulo, mas ele mesmo reconheceu que era difícil entender. Vamos ver:... “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso irmão Paulo vos escreveu, SEGUNDO A SABEDORIA que lhe foi dada, ao falar acerca desses assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais HÁ CERTAS COISAS DIFÍCEIS DE ENTENDER” (2 Pe 3: 15-16)...

Sem mais...

Anónimo disse...

Jesus pede a voces, jamais Paulo foi apóstolo, não tenham nenhuma visão romantica dele, ele era um adulador, perseguiu os apóstolos a fim de espionar as ações de Jesus,ele, Paulo é o maior inimigo dos cristãos.Hipócrita!!É assim chamado por Deus,cuidado ele reencarnou e vive nomundo atual propõe um terceiro reino, nada mas é que um mundo de compulsões e corrupção.Será identificado antes da Minha volta.
Nosso Senhor Jesus Cristo

Jairo disse...

PAULO, FALSO APÓSTOLO MENTIROSO

http://pt.scribd.com/doc/66639902/Paulo-falso-apostolo-mentiroso-1%C2%AA-ed-JL

E JESUS NÃO FICA ATRÁS, LEMBRE-SE, OS ESCRITOS DE PAULO SÃO ANTERIORES AOS EVANGELHOS, LOGO PODEM SER INVENÇÕES BASEADAS EM PAULO.

sandra disse...

que coisa ridícula que vcs escreveram isso me prova que jesus esta mais perto de volta paulo foi o maior apostolo que já existiu eu não perco meu tempo em ler essas besteiras só quem não tem o espirito santo em sua vida e não conhece a palavra cai nessa baboseira vc é digna de pena querida vou ora por ti para que a verdade do evangelho te alcance

sandra disse...

meu amigo Jairo vc está equivocado em questão de paulo procure uma igreja evangélica e um homem de Deus que tenha o espirito santo para te ensinar pq todos podem ver com seu comentário que vc não é evangélico e muito menos conhece a verdade do evangelho na quele grande dia onde todo joelho se dobrará vc irá ver paulo sentado em uns dos tronos ao lado de jesus e se vc não se converte de verdade irá queimar no inferno preparado para o diabo e seus anjos e para todos a queles que fazem a vontade de satanás

YAHWEH - O NOME DO CRIADOR! disse...

Paulo sem dúvidas foi um falso apóstolo/profeta, todas as suas doutrinas contrariavam diretamente as de YAHSHUA (Este é o nome do Messias), não Jesus (Iesous), este é um nome grego assim como Zeus, um nome de blasfemia, o verdadeiro nome é YAHWEH (o tetragrama sagrado YHWH foi substituido pelos fariseus e ocultado pelas sociedades secretas satanicas até os dias de hoje. No lugar de YHWH profetizaram por BAAL (Senhor) e correram atras do que é de nenhum proveito. Analisem as escrituras dos profetas, todas alertam acerca da troca da troca do NOME e da conspiração farisaica. YAHSHUA nos alertou sobre as falsas doutrinas, os falsos profetas e sobre o fermento dos fariseus. Paulo, como se sabe, era fariseu. YAHSHUA nos alerta tambem sobre o Islam, que é um falso ensinamento demoniaco e é profetizado no Apocalipse como "A Besta que subiu do abismo". Quem se interessar mande um email (thiago_hardcore@hotmail.com) Paz e Amor a todos, que YAHWEH os abençoe.

Francisco Alves Machado disse...

O melhor modo de prcurarmos indícios de dados pertinentes ao Anticristo, consiste em pesquisarmos o CONFLITO entrer, de um lado, os verdadeiros Apóstolos do Cristo, e do outro lado, o grupo de ideólogos elitistas liderados por Paulo de Tarso.Esta pesquisa revela as posturas diametralmente opostas entre, de um lado, a linha de pensamento e de ação propoata pelo Jesus Histórico e seguida pelos seus genuínos Apóstolos, e do outro, Paulo de Tarso o Anticristo e seus asseclas, conforme constatamo (cf.http://tribodossantos.blogspot.com).

Paulo Ricardo disse...

queridos irmaos e amados a prova incontestavel da falsidsfe de paulo e que a palavra nao se contradis
disse jesus eu nao vim para abolir a lei mas sim pra q ela fosse cumprida
dis paulo nao vivo pela lei mas pela graca
amados abesta ja veio
o diabo esta preso
estamos na era crista
quem quiser pode me ligar
mas sabendo so falo ate aonde o ESPIRITOme permitir
ore meu numero e 91425343 se for a vontade do Espirito Santo vc acertara o ddd
amados ore no secreto feche a porta do seu quarto e pessa conhecimento a O todo poderoso DEus criafor aqual nao sabemos pronunciar seu nome ma o EUsou sabera q vc esta falando com ele
pois o verfafeiro pai entende o q seu filho pede
se for para seu bem ou o meu vamos nos falar

Paulo Ricardo disse...

amado estamos na era crista
pelo visto ja foi lhe dado o conhecimento
para saber
se pofemos falar
me poste dua denominasao e pirque
fique na paz o Espirito vai te tocar sao 5 14

Paulo Ricardo disse...

amado estamos na era crista
pelo visto ja foi lhe dado o conhecimento
para saber
se pofemos falar
me poste dua denominasao e pirque
fique na paz o Espirito vai te tocar sao 5 14

Anónimo disse...

Depois de analisar otexto em voga, posso determinar a falta de coerencia textual e forçosa; versiculo que nem consta nas cartas paulinas e torções das palavras de Paulo... e Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
2 Pedro 3:16

Anónimo disse...

Gostaria de deixar claro pra Vossa Mercê... que de CRISTO JESUS vossa Mercê não entende NADA ! pois a revelação , DEUS não dará a Vossa Mercê ; FILHA DO CAPETA ! Vai procurar o que fazer, por EX ; "QUEM ESTÁ SUJO SUJE-SE MAIS" , Vossa Mercê pra ser UMA GRANDE PORCARIA , vai ter que melhorar ...e muito ; IMUNDÍCIA !!!

Anónimo disse...

Irmãos,
Os questionamentos são muito pertinentes, mas as afirmações são falaciosas.Realmente esse que se diz Paulo, fez uma revolução em seu tempo. Insinuou coisas chocantes para os seus contemporaneos judeus.
Mas deixo-lhes algumas pergutinhas:
1-Por que Saulo, fariseu, ou seja, não era um judeu qualquer, mas ocupava um "cargo" respeitado pela comunidade judaica, e que certamente tinha proteção e privilégios) deixaria sua vida, de certa maneira tranquila, de adoração no templo para entrar na ILEGALIDADE? Sim, porque ser cristão, dentro de um país judeu, era ser considerado pior que um assassino (Onde Jesus foi pregado? Ao lado de quem? A quem os judeus preferiram soltar?) Por favor, eu amo os judeus, tá? É só para tentarmos entender melhor!Pois bem, o que Paulo ganharia em aceitar Jesus? Acaso há relatos de sua riqueza? Quais posses possuía? Parece-me que só teve perdas, ao invés de ganhos aos olhos da história.
2-Por que esse cidadão romano e judeu iria arriscar sua vida inventando uma MENTIRA? Aliás, por que os primeiros cristãos resistiram até o fim às perseguições? Não seria melhor NEGAR tudo e ficarem em paz, em seus lares, com suas famílias?)
3- O que é um falso profeta? Qual critério, dentro do cristianismo usamos para julgar alguém falso? Ele nega a cruz? Nega a ressurreição? Apresenta um outro Deus?
Enfim, tenhamos bom senso na hora de julgar alguma coisa... a dúvida, em certas situações, é até uma estratégia de defesa e pertinente, mas quando se trata das coisas do reino celestiais, devemos (todos nós) ter muito cuidado.
Eu, não venero Paulo e não sou de nehuma denominação. Sou historiadora e pesquiso a Bíblia há 1 ano. Sou teísta e cristã. Admiro a sabedoria de Paulo, como admiro de muitos outros pensadores, mas não faço de suas ideias doutrinas taxativas para a minha vida, embora elas me inspirem!
Abraços fraternos.

Anónimo disse...

Afff...
Tem que ter uma grande atrofia cerebral para acreditar nas coisas desse blog...pelo amor...

Anónimo disse...

Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos 9:15

Jose Maria Reis disse...

Me quedo com vergonha e tristesa,quando leio as opinioes a respeito do tal Picareta,Falsario Paulo. Nao perca tempo...apenas lembre de que quem escreveu a respeito do tal... Favor observar o que Lucas disse...estou escrevendo o que me passaram...ora quem foi o mentiroso que passou tudo para dito amado Lucas...Apenas para lembrar-vos...O tal de Paulo mentia mais do que bula de biotonico fontoura.abcs

alexandre rodrigues disse...

alexandre rodrigues
é impressionante como pessoas podem receber o que alguem posta na internet,como se fosse verdade absoluta sem nem mesmo verificar e permite que anos de informação e aprendizado sejam jogados por terra,por conta de palavras que parecem verdadeiras,o insano que escreveu o blog e diz que paulo era um falso apóstolo,esqueceu de ler versos simples como: Ele mesmo deu uns para apóstolos...,não entendo como a busca por conhecimento faz de alguns,doutores de si mesmos e o pior,destroem uns poucos néscios sem piedade.mas não se preocupem porque vão pagar por isso pois, a palavra diz que o Senhor não terá o culpado por inocente e ai daqueles que destroem e dispersam minhas ovelhas diz o Senhor.ARREPENDA-SE enquanto há tempo.

alexandre rodrigues disse...

defensores da causa homosexual e ateus,inimigos da cruz de Cristo como diz a palavra é que são os escritores desse blog de satanás,cuidado irmãos não se deixe contaminar por essa leviandade.

Francisco Alves Machado disse...

Li cinco artigos seus, acerca de Paulo o Anticristo: Paulo o falso apóstolo; Paulo, o lobo com pele de ovelha; Pedro e Paulo, a Questionável amizade; Paulo o Anticristo - Parte 1; Paulo o Anticristo - Parte 2. Pareceu-me que você focalizou de modo exato, as cinco abordagens. Estou contigo. É preciso propagar essas abordagens. Forte abraço.

surizadai demontie bb santos disse...

YHWH= YAHWEH = colocam vogais no nome que na antiguidade era pronunciada sem e dizem conhecer o nome Dele... O porque vcs acham que os Israelitas não pronunciam este tetragrama eles subistituem por Adonai... nem estudam so repetem o que sua seita diz... Querido se vc estudar na tradiçao hebraica vc verás o quanto crianças vcs sao... Shalom!!!

Anónimo disse...

Hummm!!!
Pergunta!
Quais palavras de Jesus? As que ele não escreveu?(rs)

Renato Costa disse...

O texto contem um erro.
Paulo nao foi escolhido para substituir Judas, porque Porque Paulo ainda nao tinha se convertido, estava perseguindo ainda os cristãos.
Estude e verás.

De qualquer maneira, concordo que as ideias de paulo, não tem nada de AMOR INCONDICIONAL, que é a mensagem do evangelho.

Renato Costa disse...

Uma coisa me intriga.
Nunca vamos poder considerar as cartas de Paulo como definitivas.
Em Galatas 2:1, ele diz que após 14 anos subiu à Jerusalém com Barnabé.
Todos nós sabemos que a cada momento, cada etapa na nossa vida, vamos mudando a nossa consciencia, vamos vendo as coisas sobre outro prisma.
Nessa caso, se pegarmos a primeira carta de Paulo e compararmos com a última, com um distanciamento de pelo menos 25 anos, certemante estaremos falando de um outro Paulo, mais maduro espiritualmente.
E nesse caso, as doutrinas por ele ensinadas anos antes, podem não estar de acordo com o seu pensamento de anos depois.
Logo, corre o risco de estarmos lendo uma carta que nem mesmo o próprio Paulo concorde mais com ela.

Abraços

Anónimo disse...

Kkkkkkkkk... Que ridículo. A Igreja de Éfeso quem criou foi Paulo. Quando João escreve Paulo já tinha sido MORTO por amor de JESUS há muito tempo. Tempo suficiente para pessoas perversas(Como as que escreve tais heresias) tivesse se infiltrado na Igreja que PAULO fundou. É muita bobagem.

Anónimo disse...

preciso saber onde esse Paulinho conseguiu cidadania romana, pois para
isso teria em algum ponto ou registro de compra com valor super faturado. pelo que se sabe sempre foi judeu filho de pais judeus e ai...
existe mentirinha...

Valmir Santos Junior disse...

Concordo em parte com algumas palavras citadas aqui, mas não podemos esquecer que, Jesus procurou o batismo de João porque ele precisava cumprir toda a lei para que pudesse ser o cordeiro pascal,se formos verdesa forma ppdemos dizer que os adventistas estão certos na guarda do sábado, Jesus precisava cumprir todos esses rituais para que pudéssemos ser justificados atraves dele e não por cumprimento de mandamentos incapazes de se cumprir.

Chip disse...

Acabou de perder o seu tempo
Kkkkkkkkk

Anónimo disse...

DIANTE DE TUDO O QUE FICOU POSTO AQUI, PARTICULARMENTE, PREFIRO ACREDITAR O QUE ESTA NA BIBLIA, NÃO ME BASEIO EM AXISMO OU SIMPLESMENTE, INTERPRETAÇÕES.
TODOS SÃO INDIGNOS DA GRAÇA DE DEUS, TODOS PASSAM POR UMA TRANSFORMAÇÃO QUANDO TEM UM ENCONTRO COM DEUS ISSO É VERÍDICO, TODOS SERÃO MOTIVO DE DESCONFIANÇA? LÓGICO QUE SIM.... COMO PAULO SEMPRE DIZIA TUDO É PELA GRAÇA. FALSOS APOSTULOS EXISTEM SIM FALSOS PROFETAS NEM SE FALE..BASTA UM OLHAR PARA ALGUMAS IGREJAS EXISTENTES QUE PREGAM CADA BESTEIRA.

JJ disse...

eu ate hoje estou pasmado com uma passagem em que paulo reinvindica que ele proprio deveria ser glorificado. e mesmo as igrejas que congreguei ensino que4 so DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO E DIGNO DE GLORIA, MAS MESMO ASSIM INSISTEM EM BASEar seus ensinamentos ou doutrinas nas cartas de paulo, isso que paulo cita para mim e uma heresia.

Nilson Oliveira disse...

Que interessante! nunca vi sob esse contexto. Inclusive em apocalipse 21,14 diz que a nova Jerusalém tem doze pedras, e sobre cada pedra o nome de um dos doze apóstolos.... Como então Paulo se diz apóstolo?