sexta-feira, maio 12, 2006

A Fantochada de Fátima

Antes de me dar ao trabalho de ir saber quais eram afinal os três segredos de Fátima, já estava segura que as aparições e milagres em Fátima não passaram de uma grande treta. A razão é só uma, e é também a razão pela qual eu acho que a Igreja Católica é a maior farsa à face da Terra. Claro que, conhecendo eu as tendências desta Igreja não me devia surpreender com a pronta aceitação deste "milagre" que nada tem a ver com a suposta base da religião que fingem pregar. O que eu gostava de saber é como é que conseguiram convencer as pessoas que isto era verdade quando tudo em Fátima vai contra o que disse o próprio Jesus!

Estava eu a dizer que antes de saber os segredos só sabia uma coisa: Maria, ou Nossa Senhora do Rosário, como nesta caso lhe chamam, disse aos pastorinhos que rezar o terço era de suprema importância para a salvação das almas. Ora se bem me lembro o terço consiste numas cinquenta Avé Maria e uns cinco Pai Nosso. O rosário é três vezes isso. Portanto, a Nossa Senhora o que disse foi: repitam estas orações tantas vezes quantas puderem para assim salvarem todas as almas. Agora comparem isto com o que disse o nosso amigo J: "E quando orarem não se percam em vãs repetições, como os pagãos, que pensam que serão ouvidos pelas suas muitas palavras." (Mateus 6, 7)

O que me parece é que Jesus não ia achar muita piada a esta história do terço... Se Jesus fosse de facto filho de Deus, e soubesse todas as coisas, e conhecesse a Verdade, não ia mentir sobre este assunto. Se Jesus fosse divino, saberia com toda a certeza o que é melhor relativamente a orações e coisas do género. Partindo do princípio que o que disse Jesus estava certo e que é o exemplo dele que devemos seguir, porque havia Maria de aparecer agora a uns miúdos quaisquer a dizer exactamente o contrário? Será que Deus mudou de ideias?

Acho que não preciso de prosseguir. Este argumento apenas é suficientemente forte para que se repense Fátima. Isto para quem acha que Jesus dizia coisas acertadas, claro, o que não é o caso da Igreja Católica. Será que é? Não, acho que não. Quem considera as cartas de Paulo texto sagrado das duas uma: ou não sabe o que disse Jesus ou não quer saber.

Há mais para ser dito sobre Fátima. Hei-de dizê-lo mais tarde. Por agora, Shalom!

6 comentários:

Beks disse...

É verdade, é mesmo uma enorme fantochada...
E mesmo assim pessoas de todo o mundo vêm até Fátima prestar a sua "homenagem" e andam kilometros a esfolar os joelhos...

(em vez de se curarem das mazelas ainda ficam piores)...

Sem duvida nenhuma que a Igreja Catolica é também a organização mais nojentazinha que existe, é só mentiras e corrupção. Ninguém deturpou tão bem (ou tão mal) as palavras do teu querido J.C.
Ensinaste-me a gostar dele..
Gosto que me ensinem coisas.
Beijo.

Alexx disse...

Na minha humilde opinião, a Igreja Católica é uma instituição de homens, criada por homens para homens. Ora então não podia deixar de ser corrupta cm assim o é a maioria dos homens...
Jesus era diferente, de alguma maneira. Na sua simplicidade guardava a essência da vida complexa e tinha tanto para ensinar, não viessem os homens (mais uma vez os homens) matá-lo por medo.
Já Fátima, pd ser de facto uma fantochada - as tuas palavras levam-me a crê-lo, pois não conhecia assim tão bem os textos e os (supostos) acontecimentos. E também não compreendo as pessoas que vão de joelhos até lá, massacrando-se e autoflagelando-se... No entanto, Fátima, como qualquer outro templo, traz-nos uma sensação de paz, de harmonia. Nao gosto da Igreja Católica, não gosto que me digam para rezar mtas vezes... mas gosto de ir a Fátima, em passeio, para aliviar o espírito :)

Suntory Time disse...

Eu percebo que Fátima te transmita paz de espírito, porque sei por experiência propria que temos tendência para nos sentirmos bem em ambientes de tanta fé cristã. Acontece o mesmo em qualquer igreja, uma pessoa não consegue evitar sentir-se em paz ali.

Mas eu só fui a Fátima de passagem, e a única coisa que vi foram lojas com imagens mal feitas e abomináveis (por exemplo uma imagem gigante de Nossa Senhora de Fátima em verde fluorescente...) Talvez um dia visite o próprio santuário e mude de ideias, mas por agora só consigo ver ignorância, consumismo e dinheiro à volta de Fátima.

Alexx disse...

Pois, então percebo bem as tuas palavras. Quando eu fui a Fátima estava um bonito dia de Primavera, o´céu azul, os pássaros a voar e as flores a desabrochar. Ñ havia muitas pessoas o espaço estava livre de aglomerados. Ñ fui às lojas (dispenso essa parte consumista), mas fui ao santuário e depois a uns jardins ali perto. Do templo em si, ñ me recordo bem, mas os jardins eram tão lindos e calmos... Talvez por isso tenha gostado (mas vai daí eu também adorei ir às ruínas do Carmo, e aquilo já nem um templo é...)

Cate disse...

Os Segredos de Fátima, o Santuário de Fátima e tudo ligado ao culto de Maria são a maior fantochada da Igreja Católica. Um dia alguém me explicou que a Igreja junta pedaços de outras crenças com as ideias da Bíblia, resultando isso no culto aos santinhos, algo que, na Bíblia é profundamente rejeitado: "Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las (...)" [Êxodo 20: 4,5]. Para além disso, eu pelo menos nunca encontrei nada na Bíblia que provasse que Maria é uma santa e que tem poderes.
É a minha opinião pelo menos.

" O trabalho enobrece aqueles que o realizam com entusiasmo e amor" Romulo Espinar disse...

Nunca na minha vida vi tanta estupidez junta. Acredito piamente que estou perante o esterco da nossa sociedade. E SÃO PESSOAS COMO VÓS DESTE BLOG QUE CRIAM GUERRAS NO MUNDO, FOME E DESTRUIÇÃO. TENHO IMENSA PENA DE TODOS VÓS POIS O VOSSO CAMINHO NÃO TEM RETORNO. sOIS MIAS UNS JUDAS ISCARIOTES, VENDIDOS POR TRINTA DINHEIROS E REPITO AS MESMAS PALAVRAS DE JESUS SOBRE JUDAS: " A ESTE MAIS LHE VALIA NUNCA TER NASCIDO" O MESMO PARA TODOS VÓS.