quarta-feira, outubro 10, 2007

Caminho, Verdade e Vida

Se eu fizesse uma lista das minhas citações preferidas de Jesus, João 14, 6 estaria perto do topo. Jesus disse:

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Esta frase de Jesus é importante para mim porque é uma espécie de sumário não dos ensinamentos, mas do propósito deles.

Tal como outros líderes espirituais, Jesus fez da sua vida a sua mensagem. Abandonou tudo para espalhar a sua doutrina, e estava disposto a morrer por ela. Tudo o que era suficientemente importante para ser registado por escrito sobre Jesus não é propriamente sobre Jesus mas sim sobre o que ele ensinava e como o fazia. O que sabemos sobre Jesus é a sua mensagem. Jesus é a sua mensagem.

Quando nesta frase Jesus diz "eu sou", o que "é" não é ele, Jesus-homem, nem ele, Jesus-mestre, mas sim ele, Jesus-mensagem. Está escrito "eu sou", mas podia estar escrito "a minha Mensagem é":

A minha Mensagem é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A Mensagem de Jesus é o Caminho para o Reino de Deus. Convém aqui clarificar que o Reino de Deus tal como Jesus o entendia não é sinónimo de Paraíso nem de Céu. O Reino de Deus não é um sítio para onde se vai, é um estado de espírito. Como disse Jesus, "o Reino de Deus está dentro de ti." (Lucas 17, 21) O Reino de Deus é a Felicidade suprema.

A Mensagem de Jesus é a Verdade. A Verdade manifesta-se de várias maneiras, mas é apenas uma. Não é mesmo à toa que se diz que o Amor é a religião universal.

A Mensagem de Jesus é a Vida. Existir não é viver, toda a gente sabe. Jesus mostra-nos o Caminho para a felicidade e por conseguinte para a Vida boa plena, e para a eternidade, que se atinge em vida não depois da morte.


É muito interessante notar que os primeiros cristãos não denominavam a doutrina que seguiam por Cristianismo mas simplesmente por Caminho, e tinham por objectivo aplicar os ensinamentos de Jesus em vez de lhe chamarem "Senhor, Senhor" (Mateus 7, 21). Gosto dos primeiros cristãos.

8 comentários:

Cate disse...

Também gosto. :)

Webcam disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

What i do not understood is in гealіty how you're not actually a lot more neatly-preferred than you might be right now. You are very intelligent. You know therefore considerably in the case of this subject, produced me in my view imagine it from numerous varied angles. Its like men and women are not fascinated until it is something to do with Woman gaga! Your individual stuffs excellent. At all times maintain it up!
Feel free to visit my blog post www.sfgate.com

Anónimo disse...

Ιt's a shame you don't have a dоnаtе buttоn!
I'd certainly donate to this brilliant blog! I suppose for now i'll
sеttle for bοok-marking and adding yοur RSS fееd to mу Google account.
I loоk fοrwaгd tο new updаtes
and ωill shaгe this ωebѕite with my Fаcebook group.
Ϲhаt soon!

My wеblоg V2 Cigs Review

Anónimo disse...

I’m not thаt much of a online readeг to
be honest but your sites really nice, κeeρ it up!
I'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. Many thanks

my web site - V2 Cigs reviews

Anónimo disse...

Good day! I coulԁ have sworn I've been to this web site before but after looking at many of the articles I realized it's
new to me. Anyways, I'm definitely happy I stumbled upon it and I'll be bοοkmarking it and
checking back often!

Αlso visit mу ωeblog - www.prweb.com
Also see my web site > silk n sensepil reviews

Anónimo disse...

Hі! I know this is somewhat off-topіc but I had tο ask.
Doеs oρerating a wеll-еѕtablіshed websіte
such as уourѕ requiгe а lot of work?
І'm brand new to blogging but I do write in my journal everyday. I'd liκe to
start а blοg so I can share my oωn exρeгіеnce and vіews online.

Pleаѕe let me κnow if you havе any iԁeas or tiрs for new
aspігing bloggеrs. Thankyou!

Hеre is my web site http://Www.Womenageinggracefully.Com/

Anónimo disse...

Se não fosse o apostolo Paulo, hoje o Cristianismo seria uma barbárie, devemos a ele o verdadeiro conhecimento da Graça de Deus e conhecemos o Mistério de Deus em Cristo. Busquem a Deus e veja a verdade antes de fazerem comentários iguais os fariseus da época, onde o próprio Senhor alertava a respeito do fermento dos fariseus. Shalon.